Notícias


Obesidade no Brasil27 de março de 2015


No Brasil mais de 65 milhões de pessoas, 40% da população, está com excesso de peso, enquanto 10 milhões são considerados obesos. Os números avançam rapidamente entre todas as idades e classes sociais. O problema tornou-se uma questão de saúde pública, tamanha a importância e relevância que tem no decorrer da vida do indivíduo com essa doença.

Tivemos no Brasil um maior acesso aos bens de consumo e isso trouxe consigo o agravo da obesidade. O modo de vida da população mudou. Passamos a ter um maior número de carros, e em algumas cidades estamos próximos a um carro por habitante. Os exercícios diários de caminhadas, corridas ou práticas desportivas diminuíram significativamente nos últimos anos. Com essas mudanças nos hábitos vida o sedentarismo ganhou espaço.

As crianças e adolescentes têm sido cada vez mais acometidas pela obesidade, e o tratamento torna-se difícil nessa faixa etária se não houver uma conscientização familiar sobre a necessidade do acompanhamento especializado. Educação em saúde é fundamental e já se sabe que informar não é educar. As campanhas publicitárias são importantes, mas é preciso uma política de governo que leve à sala de aula, já em séries iniciais, um programa de educação em saúde.

Outro fator relevante é que a obesidade agrava muitas doenças que o indivíduo pode ter tais como: dislipidemias, hipertensão, diabetes, doenças articulares, apnéia do sono... O tratamento da obesidade pode melhorar muito ou até curar essas patologias associadas.

A obesidade é uma doença e o melhor tratamento é a prevenção. Por outro lado, quando a doença já está instalada, quanto antes ela for diagnosticada e tratada melhores são as chances de cura. O sucesso no tratamento, como em qualquer doença, está em buscar uma equipe multidisciplinar especializada e seguir atentamente as determinações estabelecidas para o seu caso de forma individualizada.

Dr. Alessandro Delgado Louzada

Médico cirurgião

CRM 23369

Outras Notícias

PALESTRA SOBRE OBESIDADE
03 de novembro de 2015

Obesidade no Brasil
27 de março de 2015

Trabalho e crescimento profissional
03 de dezembro de 2014

Obesidade e Psicologia
14 de novembro de 2014

Aparelho Digestivo

Cirurgia da Obesidade

Coloproctologia

Cirurgia Vascular

Centro de Hérnias