Cirurgia Vascular

Tire suas dúvidas e descubra como melhorar a sua qualidade de vida.

  • O que são Varizes

  • Fatores de Risco

  • Perguntas Frequentes

Varizes são veias dilatadas e tortuosas das pernas decorrentes de uma doença genética, crônica e evolutiva, a Insuficiência Venosa Crônica, doença geralmente benigna, de diagnóstico fácil e passível de prevenção e tratamento.

Microvarizes e Telangiectasias são varizes muito finas. geralmente de cor vermelha ou azulada que aparecem nas coxas e nas pernas logo debaixo da pele. Formam desenhos semelhantes a rios ou aranhas e muitas vezes são sintomáticas.

As varizes são muito comuns nas mulheres, devido a fatores hormonais e outros, como volume de massa muscular, bem menor que o dos homens, e a ocorrência de gravidez. Extremamente inestéticas, representam um importante problema que atinge até 80% das mulheres.

Em alguns casos, as varizes evoluem para quadros graves, apresentando complicações como flebites, tromboses e úlceras varicosas difíceis de cicatrizar incapacitando os pacientes para o trabalho durante longos períodos, trazendo, portanto, grandes prejuízos para a sociedade.

Hereditariedade

Em mais de 80% dos casos, este é o principal fator. Se pai ou mãe, ou ambos tem ou tiveram histórico de varizes, o risco de surgimento é muito maior.

Obesidade

Evidências científicas mostram que o excesso de peso é um fator condicionante para o surgimento de varizes.

Alterações Hormonais

Estudos mostram que alterações hormonais que ocorrem durante o ciclo menstrual, a gravidez e a menopausa, levariam a um enfraquecimento dos anéis valvulares provocando uma incompetência das válvulas venosas ocasionando refluxo e propiciando o desenvolvimento de varizes.

Sedentarismo

A falta de exercícios físicos regulares facilita o surgimento de varizes por enfraquecer os músculos que ajudam a impulsionar o sangue no interior das veias em direção ao coração.

Profissão

Longos períodos em pé, sentados ou numa mesma posição, impedem que os músculos das pernas trabalhem adequadamente, dificultando a circulação venosa e propiciando o aparecimento de veias varicosas.

As varizes são somente um problema “estético”?

Não. Embora o motivo da consulta muitas vezes seja por motivos estéticos, pequenas varicosidades podem ser sintoma de doenças sistêmicas. Por este motivo é necessária a consulta com um profissional especializado - Cirurgião Vascular.

Devo tratar minhas microvarizes?

O tratamento nas fases iniciais da doença é de extrema importância, não somente por problemas estéticos, como para impedir que a mesma avance e assim evitar as complicações.

Existe algum tratamento efetivo para varizes?

Sim. Mas o mesmo deve ser realizado por especialistas. As opções de tratamento que dispomos hoje são muitas, porém nenhuma sozinha serve para tratar todos os tipos de varizes e muitas vezes serão necessárias combinações de mais de um tratamento. Converse sobre o assunto com seu médico!

Posso tratar minhas varizes no verão?

Não há nenhuma contra indicação para que você possa aproveitar suas férias para tratar suas varizes.

Qual o melhor tratamento para as varizes?

Depende do caso. Nenhum tratamento isolado serve para todos os tipos de varizes. Converse com seu médico para ver qual a melhor opção para o seu caso.

Devo utilizar meias elásticas após o tratamento?

Para o tratamento das microvarizes geralmente não é mandatária a utilização de meias elásticas. Nas veias de grosso calibre, em especial após microcirurgia ou cirurgia convencional, poderá ser necessário o seu uso durante um curto período de tempo.

Qual a “garantia” do tratamento?

Nenhum tratamento de nenhuma doença tem 100% de sucesso em 100% dos pacientes. Infelizmente existem pacientes com doenças muito agressivas ou que respondem de maneira inadequada ao tratamento, mas aproximadamente 90% dos pacientes são beneficiados com o tratamento.

Podem aparecer outras varizes após o tratamento?

Infelizmente sim. Varizes são uma doença crônica, que pode evoluir com o passar do tempo fazendo-se necessários outros tratamentos. O melhor jeito é PREVENIR visitando regularmente o seu médico.

Sapato de salto provoca varizes?

Não há nenhum estudo científico que prove que este mito é realidade.

As veias safenas não podem fazer falta numa cirurgia do coração?

Para serem utilizadas numa cirurgia do coração as veias safenas devem ser saudáveis. A utilização de veias doentes pode comprometer o resultado da cirurgia e colocar a vida do paciente em risco.

As veias retiradas ou tratadas não vão fazer falta?

Não. Elas eram veias doentes que já não cumpriam sua função. Como as veias formam uma “rede” outras veias sadias substituem as veias doentes ou as que foram retiradas ou fechadas com tratamento melhorando a circulação.

Aparelho Digestivo

Cirurgia da Obesidade

Coloproctologia

Cirurgia Vascular

Centro de Hérnias